Curso

Proposta Pedagógica

O Ensino Médio do Colégio Maria Raythe teve início em 2004, oferecendo aos nossos estudantes a continuidade de um aprendizado comprometido com a formação humana e intelectual, traços marcantes desta instituição.

Visamos a uma relação constante de ensino/aprendizagem que contemple a autonomia do educando na construção do saber, de modo a torná-lo um cidadão crítico e reflexivo, que seja consciente do seu papel junto à realidade na qual está inserido, sendo a equipe docente importante mediadora nesse processo. Para isso, nossa prática pedagógica se desenvolve com o objetivo de promover uma educação que atenda às demandas da atualidade, vinculando o conhecimento acadêmico à vivência dos ideais cristãos, fomentando nos alunos virtudes como a solidariedade, o respeito, a iniciativa, o empreendedorismo, o dinamismo, a independência e a criatividade.

A preparação para o vestibular ocorre ao longo das três séries, intensificando-se na terceira, por meio de atividades interdisciplinares e leituras complementares, além da realização frequente de simulados e questões de exames anteriores que, em consonância com o conteúdo programático, possibilitam mais que a simples aquisição de conhecimento; oferecem aos estudantes oportunidades de desenvolverem as competências e habilidades necessárias tanto ao acesso à vida universitária, quanto à realização profissional futura e à satisfação pessoal.

Nossa proposta desenvolve, portanto, uma ação pedagógica compromissada com a formação integral dos estudantes, contribuindo para que eles se constituam como pessoas capazes de exercer plena cidadania, de enfrentar desafios e de agirem de acordo com os valores cristãos, morais e éticos que permeiam nosso projeto político pedagógico.

Simulados Semanais

Com o intuito de incentivar o hábito do estudo contínuo, nossos estudantes realizam simulados semanalmente. Trata-se de instrumentos avaliativos baseados em questões e propostas de redação de vestibulares, com estímulo ao desenvolvimento da competência leitora e escritora.

Simulados Extras

Como um dos objetivos do nosso colégio é preparar os alunos para ingressarem nas melhores instituições de ensino superior, realizam-se, no ensino médio, simulados extraordinários nos moldes do ENEM e da UERJ, que podem resultar em bonificação na média escolar de acordo com o desempenho obtido. Desse modo, estabelece-se uma proximidade entre nossos alunos e a realidade do vestibular, dando-lhes a possibilidade de desenvolverem aspectos essenciais ao sucesso nessa etapa, tais como organização, controle de tempo para realização das questões, concentração e segurança.

Palestras e Feiras Universitárias

A escolha profissional constitui uma decisão importante na vida de todos e, por essa razão, muitas são as dúvidas que podem surgir nesse processo. A fim de auxiliar nossos estudantes, o colégio oferece, ao longo do ano, palestras de profissionais conceituados, para que eles obtenham as informações necessárias sobre as carreiras e o mercado de trabalho, de modo a realizarem uma escolha consciente, que lhes traga satisfação e realização no futuro.

Outra medida que visa à integração ao ensino superior é a participação das universidades em uma feira realizada pela instituição, na qual se divulgam cursos e esclarecimentos sobre o cotidiano acadêmico.

Atividades Extracurriculares

Os Projetos Culturais realizados pelos estudantes ampliam os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma dinâmica e criativa. Configuram-se como excelentes momentos de interação através de atividades interdisciplinares que enriquecem o aprendizado.

Além do compromisso com a formação acadêmica, nossa escola se preocupa em promover um ensino que contemple a formação humana do educando, despertando os valores essenciais ao convívio harmônico em sociedade e à transformação da realidade em busca de um mundo melhor. Para isso, são frequentes as ações de engajamento social de que participam nossos estudantes, tais como campanhas solidárias e visitas a instituições de caridade.

 Todos esses motivos fazem do Ensino Médio, hoje, um dos destaques da Instituição e asseguram ao estudante um futuro de compromisso e seriedade, marcas do Colégio Maria Raythe.

 Horário

O horário do Ensino Médio é composto pelos turnos manhã e tarde, com distribuição específica para cada série, de acordo com a carga horária das disciplinas.

No turno da tarde, além das aulas regulares, realizam-se os simulados e, quando necessárias, as avaliações de segunda chamada.

Colégio Maria Raythe - Rua Haddock Lobo, 233 – Tijuca | Rio de Janeiro - CEP: 20260-141       Telefones:(21) 2234-0733 / 2264-5474
Horário de atendimento da secretaria:  das 7h às 16:30