Anos Iniciais - 1º ao 5º Ano

Proposta

O Fundamental I privilegia os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO:

  • Aprender a ser (competência pessoal);
  • Aprender a conviver (competência relacional);
  • Aprender a fazer (competência produtiva);
  • Conhecer (competência cognitiva).

             É objetivo do Ensino Fundamental I a formação humana e o desenvolvimento de potencialidades do sujeito por meio de uma prática docente que conduza o educando a aprender, a pensar e a aprimorar habilidades e competências necessárias ao enfrentamento do mundo que ora se apresenta.

            Estimulamos a participação de nossos alunos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, não há mais espaço para aulas exclusivamente teóricas. O aluno deve entender o que está aprendendo, mas deve acima de tudo entender porque está aprendendo e como deverá aplicar o fruto da aprendizagem na sua vida.

            A interdisciplinaridade é aplicada envolvendo todas as áreas do conhecimento, incluindo os temas transversais, sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os temas transversais são desenvolvidos pelos professores e alunos por meio de projetos em todas as áreas do conhecimento.

Adotamos os projetos de trabalho surgidos a partir do interesse dos alunos, dos temas da atualidade e outros pertinentes às áreas do conhecimento.

Esses projetos, como articuladores do currículo, abordam conteúdos significativos e instigadores de novas aprendizagens.

            A leitura é um dos objetivos básicos do Ensino Fundamental I. Como é nessa fase que o hábito é sistematizado e desenvolvido, tornamos mais atrativo para os alunos a aplicação de atividades criativas. Quando se saboreia o aprender, tudo fica mais claro e mais fácil de ser compreendido.

            O sentido da avaliação é saber detectar onde está a dificuldade dos alunos e intervir psicopedagogicamente, a fim de resgatar a aprendizagem que ainda não se deu a contento.

A Escola, sendo um espaço propício a um mundo de possibilidades, potencializa os conhecimentos e sistematiza as descobertas. Dessa forma, obteremos uma Educação de qualidade, buscando contribuir na transformação da realidade do país, e promovendo o bem comum, o desenvolvimento sustentável, a solidariedade, a justiça, a inclusão, o respeito e a Paz.

 Danielle Santos Pinheiro
Serviço de Orientação Pedagógica