Anos Finais - 6º ao 9º Ano

Proposta

Uma prática social, inserida na história e na cultura. É assim que a equipe do Ensino Fundamental II vê a educação dos jovens. Contribuir para que desenvolvam suas capacidades, encontrem sua identidade e construam e reconstruam o mundo em que vivem é o principal objetivo, possível graças às práticas pedagógicas que consideram as diferenças dos alunos elementos ricos para o trabalho.

Nessa perspectiva, os conteúdos são considerados como meios para a formação de cidadãos críticos, autônomos e atuantes, o que ultrapassa uma simples listagem de conteúdos. É possível afirmar que o currículo abrange questões referentes ao “quê”, ao “para quê”, e ao “como” ensinar, sem esquecer também o “para quem”. Esse contexto deixa aparentes os caminhos para a construção de uma pedagogia de inclusão.

Compreendendo que a avaliação está entremeada em toda essa atuação escolar, é atribuído também grande valor à auto-avaliação e às propostas que levam os alunos a elaborarem suas próprias respostas. A organização pedagógica dos conhecimentos escolares por projetos revela que toda a aprendizagem, para ser significativa e globalizada, precisa ser articulada com a vida e norteada pelo mundo.

Maria Helena da Fonseca Petrone
Serviço de Orientação Pedagógica