Período Integral Opcional

“…o desenvolvimento da criança é produto de instituições sociais e sistemas educacionais, como família, escola, igreja, que ajudam a construir seu próprio pensamento e descobrir o significado da ação do outro e da sua própria ação. ”

Vygotsky

Proposta

O período integral é constituído por um grupo multietário, composto por crianças de 3 a 8 anos de idade que, acompanhadas por professores, realizam diversas atividades, tais como dever de casa, psicomotricidade, arte, culinária, jardinagem, jogos e educação bilíngue.

A interação entre as crianças é o que norteia o nosso trabalho. Acreditamos que os saberes trocados por elas e a relação entre as diferentes idades, assim como as experiências vividas são de extrema importância para o desenvolvimento e o aprendizado, contribuindo para a construção da autonomia nas suas ações e escolhas.

Todas as atividades da rotina são compartilhadas entre as crianças. Elas encontram desafios diversificados e específicos para a conquista da autonomia e para o aprendizado contínuo e significativo, considerando tanto os objetivos característicos de cada faixa etária como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender. Desse modo, experimentam diferentes parcerias que se estendem para outros momentos, tais como alimentação e cuidados pessoais.

 Nos momentos de alimentação, as crianças são orientadas pela nutricionista Aline Lopes Kaaan, tendo em vista um cardápio diversificado e balanceado que estimula a experimentação de diversos alimentos. Além disso, são acompanhadas pelas professoras e pelas auxiliares.

As crianças são ativas e produtoras de cultura, e o mundo é algo para se vivenciar e conhecer por meio dos órgãos dos sentidos e das ações corporais. Sendo assim, a criança necessita de experiências e de objetos concretos, e o corpo é a ferramenta mais poderosa desse nosso trabalho.